quarta-feira, 11 de julho de 2012

Professores participaram de Seminário "Boas Práticas Digitais"

Saímos às 7h da manhã, clareando o dia, para a vizinha cidade de Pelotas. O objetivo era participar do 2º Seminário sobre Práticas Digitais nas Escolas. A previsão do tempo era nublado sujeito a chuvas ao longo do dia. 

No auditório da Escola Técnica Estadual João XIII,professores das cidades de Bagé, Rio Grande, Pedro Osório, Santa Vitória do Palmar e da cidade- anfitriã Pelotas trocaram experiências sobre  o tema durante todo o dia. 
Cada vez mais as ferramentas como os blogs, sites e redes sociais estão sendo utilizadas como recurso para motivar, registrar, pesquisar e divulgar os trabalhos realizados com os alunos. 
Entre os exemplos um, em especial, me chamou a atenção e sugiro aos colegas professores que o acessem para verem como é possível e interessante o trabalho realizado na Escola Lília Neves numa iniciativa da profa. Ana Paula dos Santos http://fisicafotograficaln.wordpress.com/ Ela incentivou os alunos a fotografar o cotidiano e uniu o prazer aos conhecimentos de física e de disciplinas como a literatura,o português e outras. 
A experiência da profa. Stephany Hepp Wieth (P. Osório) também foi válida. Ela criou com os seus alunos um vídeo  de "curtíssima metragem" da qual participaram de um Concurso e tiraram o 1º lugar no júri popular, inclusive recebendo Menção Honrosa da Câmara Municipal.   Vídeo : A cor do tempo http://www.clarocurtas.com.br/acervo/vencedores-3-edicao
Imagine que com poucos recursos as escolas conseguem realizar trabalhos muito bons se houvesse investimento na educação de qualidade muito mais seria possível realizar.
As grandes dificuldades no acesso às tecnologias de informação é que deparamos com falta de técnicos para preservar e agilizar esses recursos aos alunos, a internet nem sempre atende a demanda, os computadores ainda são poucos para o número de alunos por escola e precisam de assistência técnica permanente, além disso é necessário a oferta de mais cursos de formação continuada para os professores.
O Seminário encerrou-se com uma belíssima apresentação do coral "Cantarolando".





'
Coral "Cantarolando"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou dê sugestões, este espaço é seu! Estamos aguardando sua participação. Se quiser postar envie por e-mail para: nsmedianeira@gmail.com