sábado, 3 de dezembro de 2011

Professores participaram de Seminário em Bagé

No dia 2 de dezembro,sexta-feira, as professoras: Izabel, Sonia, Mari Angela, Fernanda,Adriana Ferreira, Marcia Sartori, Ana Eugênia e Maria do Carmo assistiram o Seminário" Boas Práticas Digitais" na cidade de Bagé, envolvendo educadores das regiões de 5ª CRE (Pelotas), 18ª CRE (Rio Grande) e 13ª CRE (sede do evento) . Os temas abordados foram: A Produção de vídeos animados na internet; O uso de blogs na escola;  Blog como ambiente de Ensino a Distância; Projetos: Escuna e UCA; Exemplo de Inclusão digital e social; O uso das mídias como possibilidade de leitura e escrita; AVA Circuitos; PIBID; Coletivos Educadores Ambientais Mirins  e relatos de experiências em trabalho pedagógico.
As professoras, ao longo do ano, já participaram das "Oficinas de jogos educacionais e metodologia de interação em ambientes virtuais" e também são até julho de 2012, cursistas do  "Ensinando e Aprendendo com as TIC" do NTE.
O NTE, coordenado por José Roig e Janaína Martins, dando continuidade a este trabalho, irá realizar no próximo ano um Seminário para divulgar as boas práticas digitais que ocorrem nas escolas da nossa região.

Professoras que estavam lá


Local do evento: Complexo São Pedro/ Bagé

Abertura com a presença das coordenadoras das CRE's
 e demais  convidados
                                                                        
                     Obs: Colegas do Seminário postem as suas fotos e comentários do evento, aqui.



                                                               Meu comentário
Sendo este o 1º seminário realizado sobre “Boas Práticas Digitais” no âmbito da região F  ( 18ª,13ª e 5ª CRE’s ), alguns dos relatos de experiências foram baseados em  escolas contempladas com o  UCA (leia-se: Um computador por aluno), projeto que as escolas de Rio Grande não possuem, logo fica impossível traçar um paralelo. A única possibilidade é saber, de antemão, quais são as vantagens e as dificuldades que acompanham o UCA. O que classifiquei como possível e muito bom se, nós professores, estivermos capacitados, formos criativos e dispusermos de tempo suficiente para planejamento das aulas dentro de nossa carga horária de trabalho. Urge, então, que as Coordenadorias propiciem cursos na área de informática como formação continuada a todos, principalmente àqueles que ainda resistem ao uso das novas tecnologias. Os recursos mudaram é preciso se atualizar, também!!!
Quanto às demais apresentações mostraram-nos caminhos e possibilidades possíveis com os laboratórios que temos e aliados a outras mídias na educação. Eu, particularmente, concordo com os coordenadores da NTE de que os próximos encontros deverão sofrer ajustes na organização de horários para propiciar iguais condições aos relatores  e ser resultado de outros seminários que devem acontecer, primeiramente, na escola, seguindo no município e na região de abrangência.
Complementaria também sugerindo  que:
 1. Haja mais profissionais atuando no acesso à tecnologia nas instituições, visto que, na prática, nos deparamos com a falta de um monitor exclusivo para este setor, que se responsabilize por manter em pleno funcionamento os laboratórios de informática e de outros recursos tecnológicos para que não esbarremos em problemas tão comuns nas escolas, como: a internet não acessa , o mouse não funciona, a impressora está sem tinta, a configuração foi alterada e que inviabilizam as propostas de trabalho e desmotivam sua continuidade;
2. A motivação pessoal de cada professor também é importante e está alicerçada em valorização profissional, reconhecimento e respeito. Como pensar em incentivo com uma categoria em permanente mobilização para reestabelecer compromissos profissionais.
3. Que haja além dos relatos de experiência, um espaço próprio e garantido para debate ( local ou on-line)   encaminhando ações futuras que incentive e divulgue mais as boas práticas digitais.
4. Que o local escolhido para o próximo seminário disponha  de acesso à internet e à energia elétrica para acompanharmos as apresentações fazendo pesquisas e buscando informações do que está sendo tratado juntamente com os apresentadores.
Parabenizo os coordenadores do NTE de Rio Grande: José Roig e Janaína Martins pela boa organização e pelo clima de amizade durante todo o evento.
                                                                   Profa. Maria do Carmo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou dê sugestões, este espaço é seu! Estamos aguardando sua participação. Se quiser postar envie por e-mail para: nsmedianeira@gmail.com